
PROPOSTAS PARA
REPRESENTATIVIDADE
RELAÇÕES INTERNAS
1. AVALIAÇÃO EFETIVA DOS PROFESSORES
A avaliação dos professores é uma atividade realizada semestralmente pelo DAEP. Apesar desses esforços, não há um retorno aos alunos desses resultados. A Chapa Conexão propõe continuar com a avaliação, mas usando-a como ferramenta na melhoria do ensino, servindo como base para cobrança da melhora na didática dos professores, além de prover informações aos alunos para a escolha de professores na matrícula.
2. REALIZAR ASSEMBLEIAS DO CURSO PARA DELIBERAR O POSICONAMENTO DE ALUNOS E ALUNAS
Temos que o DAEP é pautado na democracia representativa, em que os representantes são designados por uma população eleitora e possuem o poder político para atuar em seu nome e por sua autoridade. Entretanto, como é responsável por um grupo de mais de 1000 alunos e alunas, se faz indispensável possuir meios de comunicação constantes e eficazes, mantendo um canal direto e permanente com os estudantes. A fim de ter visão alinhada com os discentes, a Chapa Conexão propõe uma maior transparência, informes das atividades do DAEP e contato com o corpo estudantil, como tornar pública decisões tomadas em colegiados e reuniões departamentais;
3. SER A CONEXÃO ENTRE ALUNOS(AS) E PROFESSORES(AS)
Nossa chapa será, como o próprio nome diz, a conexão entre alunos e professores. Seja para repassar reclamações, sugestões, comunicados em geral, manteremos sempre com respeito e responsabilidade essa ponte que nos aproxima do corpo docente. O DAEP é e deve ser sempre comprometido com os alunos e alunas nas reuniões departamentais, de Colegiado e no próprio dia a dia. Um bom relacionamento com eles resultará em melhores resultados e aulas.
4. TRABALHAR EM CONJUNTO COM A COORDENAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE UM CURSO MELHOR
A coordenação do curso de Engenharia Civil tem inovado em seu relacionamento com os alunos. O evento Repensando Civil, no ano de 2015, e as discussões ocorridas na SAEC de 2016 foram exemplos de que é viável reunir alunos e professores para pensar em formas de tornar a nossa Engenharia Civil mais forte. O curso deve ser um espaço aberto e de construção coletiva de todos os seus membros, e ideias como essas devem ser incentivadas e ampliadas. Além disso, o DAEP pode ser mais atuante nos projetos idealizados pela coordenação, como o PAPAI.
5. SAC - SERVIÇO DE ATENDIMENTO À CIVIL
Sem a proximidade adequada com a graduação, o DAEP dificilmente poderá representá-la de maneira satisfatória. Entendemos que a realização de assembleias são de vital importância, mas também vemos a necessidade de um meio de comunicação mais rápido e pontual de requisição da participação do DAEP. O diretório é uma entidade de representação e deve estar acessível a todo instante.
1. APROXIMAÇÃO COM EMPRESAS PARA CONSEGUIR OPORTUNIDADES
A aproximação com as empresas de Engenharia Civil servirá para que apresentemos projetos que sejam interessantes, ou que sejam aplicáveis às empresas, a fim de que as empresas nos conheçam e possam confiar nos profissionais advindos da Universidade Federal do Paraná, para que os alunos e alunas tenham mais conexão com oportunidades de aprendizado e trabalho com essas empresas.
RELAÇÕES EXTERNAS
2. APROXIMAÇÃO COM EMPRESAS PARA CONSEGUIR PARCERIAS
Através da aproximação de empresas com o Diretório e, consequentemente, com o curso de Engenharia Civil, podemos firmar parcerias que beneficiem a graduação e todos os discentes. Estas parcerias vão resultar em mais workshops, palestras, cursos e oportunidades. Além disso, estudaremos formas para que essas empresas, por meio de doações e patrocínios, viabIlizem a melhoria dos eventos e até da infraestrutura do curso.
3. INTERAGIR COM CURSOS DE ENGENHARIA CIVIL A NIVEL MUNICIPAL, ESTADUAL, NACIONAL E GLOBAL
A proposta é integrar e unir os cursos de engenharia civil para que juntos possamos nos ajudar a resolver eventuais problemas, discutir as inovações, técnicas de ensino, e trocar experiências a fim de aplicar as que se adequarem a nossa realidade, e ainda deliberar sobre o futuro da nossa profissão, organizando debates para nos perguntarmos o que o mercado precisa, da situação atual da profissão, do que precisamos, e como enfrentar o momento ao qual o país passa atualmente.
4. FEIRA DE ESTÁGIOS
A chapa Conexão propõe a realização de uma feira de estágios planejada desde o começo do ano, com o objetivo de aproximar o mercado de trabalho e as nossas alunas e nossos alunos, para que as empresas conheçam os estudantes da nossa Universidade e a real capacitação que temos, relacionando com as demandas das empresas.
5. RELAÇÃO COM ENTIDADES DE ENGENHARIA
A aproximação com as organizações que tratam e envolvem a engenharia como o CREA, SENGE, IEP, SINDUSCON e muitas outras são extremamente importantes em nossa formação, pois auxiliam no sentido de atualização do que se está acontecendo no mundo profissional real do engenheiro, e trazem discussões, tanto no sentido profissional, quanto no sentido social e político, que servem para a consolidação do pensamento técnico e crítico dos nossos futuros profissionais.
6. FOMENTAR E INCENTIVAR A PARTICIPAÇÃO DE EVENTOS FORA DA UFPR.
A participação em concursos, congressos e outros eventos promovidos pelas diversas organizações brasileiras são importantes aparatos para o desenvolvimento pessoal dos estudantes, e a divulgação e incentivo é um papel do DAEP. Informar e até organizar excursões, principalmente nos que ocorrem próximos a Curitiba é de fundamental importância para nossa atualização do que se está sendo estudado nas diversas áreas da Engenharia Civil.
A representatividade estudantil começa nos espaços de formação de opiniões, compartilhando e construindo ideias. Hoje, além de poucas assembléias, não temos espaços de discussão a cerca do tema que será votado nelas. O reduzido espaço de discussão das próprias assembléias deixa os alunos e alunas, que ainda não estão apar do tema, numa difícil situação para votar. Entendemos que a informação é um importante passo antes da decisão e é papel do DAEP mobilizar os alunos nisso.